Vida & Música

Nascida em 1988 em São Paulo, Angela Duarte teve seu primeiro contato com o cenário musical integrando o Coral Infantil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em 2000. Dois anos depois, iniciou efetivamente seus estudos musicais na Escola Municipal de Música, sob orientação dos harpistas Silas Lima e Délcia Coelho. Atribui seu desenvolvimento musical também ao contato, tanto em festivais de música quanto em masterclasses com diversos outros professores, como Rita Costanzi (EUA), Silke Aichhorn (Alemanha), Geneviève Létang (França), Richard Fleisher (EUA), Carrol McLaughlin (EUA), Helga Storck (Alemanha), Jana Bouskova (República Tcheca), Catherine Michel (França) e Margit Süss (Alemanha). Em 2012 concluiu sua graduação, conquistando o título de bacharel em harpa pela Faculdade Santa Marcelina, sob orientação de Angélica Vianna. Atualmente cursa especialização em Harpa na Emesp, tendo como orientadora a harpista Paola Baron.

Sua experiência orquestral abrange concertos realizados como integrante da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, de orquestras acadêmicas dos festivais FEMUSC, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e do Symphony Orchestra Academy of the Pacific (Canadá). Participou de concertos como convidada junto das orquestras Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica da USP, Sinfônica do Paraná, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo, sob a batuta de maestros renomados como Karl Martin, Carlos Kalmar, Ligia Amadio, Abel Rocha, Felix Krieger, George Stelluto, Lutero Rodrigues, Jamil Maluf, Tao Fan, Roberto Minczuk, Ronald Zollman, Antonio Mendes, Alex Klein, Rolf Beck e Guillaume Bourgogne.

Em 2012, recebeu menção honrosa no III Concurso Latino Americano de Harpas e foi ganhadora do concurso Jovens Solistas 2013 da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Atuou como solista também junto à orquestra de cordas L’estro Armonico e da Orquestra Acadêmica da UNESP. Enquanto recitalista, destacam-se sua apresentação solo durante o VII Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro e sua parceria com a soprano Marília Vargas no repertório de música francesa para voz e harpa, já tendo se apresentado em Curitiba (PR), Patos de Minas (MG) e São Paulo (SP).

Integrou de 2012 a 2015 a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob direção artística e regência de Cláudio Cruz. Junto ao grupo, participou dos festivais MDR Musiksommer (Alemanha, 2012), Música em Trancoso (2013-2014), Young Euro Classic (Berlim/Alemanha, 2013), Grachtenfestival (Amsterdam/Holanda, 2014), Festival Berlioz (França, 2014) e Iberian Suite (Kennedy Center, Washington-DC/EUA). Atualmente é harpista da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

© 2013-2025 Angela Duarte - Desenvolvido por SRA
Foto © Giovanna Peres